Notícias

Volvo XC60 fica mais eficiente com motor a diesel

Modelo estreia no Brasil com preço promocional a partir de R$ 199.950 / Divulgação

Por que um carro fabricado na Suécia, um país de temperaturas amenas e estradas perfeitas, se daria bem no Brasil? O Volvo XC 60 se deu. Ele é o modelo mais vendido da marca no País, respondendo sozinho por quase 60% das vendas. Se o brasileiro aprovou o Volvo XC60 movido a gasolina, agora tem mais um movito para não esfriar sua preferência. A estreia da versão a diesel, que veio acompanhada de outra boa notícia. O preço especial de lançamento que vale até o final do próximo mês de setembro: R$ 199.950 para a versão Kinetic e R$ 224.950, na Momentum.
A Volvo preparou um test-drive diferente para mostrar que seu carro não está preparado apenas para enfrentar a neve das estradas europeias. Colocou à disposição as duas configurações do XC 60 D5 para percorrermos, durante dois dias, cerca de 500km pelas montanhas do interior de Minas Gerais. Ao assumirmos o volante, no início, estranhamos. A Volvo teria se enganado e nos entregue um carro com motor a gasolina? Tal era o silêncio a bordo. Nada disso. O propulsor 2.4 turbodiesel de 220 cavalos é bruto na hora de entregar torque. Mas parece um gatinho ronronando enquanto faz seu trabalho silenciosamente. Este aspecto faz toda diferença para quem gosta da força do diesel, mas não abre mão do conforto. Nada de barulho e nem de vibrações.
Aliás, conforto deveria ser o sobrenome do XC60 D5. Apesar das estradas muito ruins que enfrentamos durante a expedição, a suspensão "filtrava" os solavancos deixando os ocupantes do carro livres dos sacolejos do caminho. Sem falar nos bancos de couro muito confortáveis, inclusive atrás. O carro tem ainda espaço interno e muita visibilidade para um SUV que, externamente, nem ocupa tanto espaço assim. A versão mais cara traz mimos como regulagem elétrica com memória também no banco do passageiro e central multimídia com GPS de imagens em 3D e informações de tráfego em tempo real. As rodas são aro 18 e o ar-condicionado digital faz o tratamento da qualidade do ar. Poeira e odores desagradáveis ficam sempre do lado de fora.
Mas é rodando com o XC60 D5 que se vive uma experiência realmente diferente por conta da tração AWD, exclusiva do XC60 a diesel. Ela funciona todo o tempo por um engenhoso, mas ao mesmo tempo simples, sistema que distribui a força do motor automaticamente para as quatro rodas de acordo com a necessidade. Isso sem que o motorista precise ficar mudando botões para posição "areia", "pedra", "lama", toda vez que sai do asfalto. Basta acelerar, e confiar, que a engenharia sueca faz o trabalho por você, independente do tipo de terreno que se enfrenta. A tração nas quatro rodas permanente também é boa para o asfalto porque dá mais aderência e equilíbrio ao carro nas curvas, aumentando a sensação de segurança.
Outra boa qualidade já conhecida do diesel é proporcionar mais economia de combustível. No XC60 D5 não é diferente. Pelo Inmetro, o SUV da Volvo faz médias de 9,5 km/litro na cidade e 12,4 km/litro na estrada. Aliado ao tanque de Recife para Fortaleza, por exemplo, sem parar para abastecer. Cerca de 850 km separam as duas cidades. E no XC60 a viagem vai se passar rapidinho, e sem cansaço.
O jornalista viajou a convite da Volvo. 

Ford Volvo

Fotos

Interessado em um Volvo?

Atendimento por WhatApp
Vendas Acessórios
Chat

Ligue para nossas lojas


Já possui uma conta? Clique aqui para entrar.

Horários de funcionamento das lojas Dimas Volvo em Santa Catarina

Confira os endereços das nossas lojas no estado e seus horários de funcionamento. Visite agora a concessionária mais próxima de você e conheça seu novo Volvo.