Notícias

Volvo lança no Brasil o XC90 T8, um híbrido com baterias também recarregáveis na tomada

Volvo/Divulgação

 

 

De São Paulo - A sueca Volvo sempre foi conhecida por fabricar automóveis extremamente seguros, tornando-se uma referência no assunto. Mas de uns tempos para cá a marca vem se destacando cada vez mais em outros quesitos, como design, requinte de acabamento e eficiência energética. E para cumprir a promessa “de que a partir de 2020 ninguém ficará ferido gravemente ou morrerá dentro de um Volvo”, a montadora vem implantando em seus veículos novas tecnologias capazes de evitar acidentes. Prova disso é o novo XC90 T8, um SUV híbrido que já está sendo comercializado no Brasil e é equipado com sistemas que ajudam a tirar o motorista de situações perigosas. O modelo é vendido em duas versões, com motores a combustão e elétrico, que juntos geram mais de 400cv. Ele pode rodar de maneira silenciosa na cidade ou rugir como uma fera na estrada. Depende do peso do pé no acelerador.

 

Volvo/Divulgação

 

 

O XC90 foi lançado em setembro de 2015 com motor T6 a gasolina e, em dezembro passado, ganhou uma nova versão com propulsor a diesel. Agora, o SUV chega ao Brasil na versão T8 híbrida, que tem um motor dianteiro Drive E Turbo Supercharger 2.0 litros, a gasolina, de 324cv, e outro elétrico de 88cv no eixo traseiro. Juntos eles somam 412cv e 65,3kgfm de torque. O câmbio é automático de oito velocidades. O propulsor elétrico é alimentado por baterias de íons de lítio de alta capacidade, instaladas sob o assoalho do carro. Com um motor em cada eixo, o XC90 T8 conta com tração nas quatro rodas de maneira integral e três modos de condução.

O modo Pure é o que usa somente o motor elétrico, destinado a uma condução urbana, silenciosa, sem consumo de combustível e emissão de poluentes. Fica até difícil imaginar que um carrão com 2.319 quilos e quase cinco metros de comprimento apresente bom desempenho somente com a atuação de um motor de 88cv. Mas no trânsito congestionado de São Paulo, o XC90 rodou tranquilo com o propulsor elétrico, que se estiver com as baterias carregadas proporciona uma autonomia de 35 quilômetros. No modo Hybrid, o carro usa os dois motores, mas sempre visando ao melhor aproveitamento e baixo consumo de combustível. Na aferição do Inmetro, o SUV registrou consumo de 15,3km/l na cidade e 15,8km/l na estrada.

Volvo/Divulgação


PLUG-IN No modo Power, o XC90 T8 perde o jeitão de híbrido bonzinho e se transforma em uma fera, despejando toda a potência e torque dos dois motores, com respostas bem mais rápidas. Nessa condição, acreditem, o grandalhão acelera até 100km/h em apenas 5,6 segundos. E o modelo ainda conta com o modo off-road, que eleva a suspensão em 4cm, para transpor terrenos acidentados. As baterias do híbrido são recarregadas pelo próprio funcionamento do motor a combustão, pela regeneração da energia de frenagem e redução de marchas. Mas o XC90 T8 é também um híbrido plug-in, que pode ser recarregado em uma tomada de 220 volts. O tempo de recarga pode variar de duas horas e meia a seis horas, dependendo da voltagem da rede elétrica. De acordo com a Volvo, o custo de uma recarga da bateria fica em torno de R$ 5.

 

 

Volvo/Divulgação


No quesito segurança, o SUV conta com o Pilot Assist, que usa sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e controlam aceleração, frenagem e a movimentação do volante até 130km/h. Ou seja, se o sistema perceber qualquer desatenção do motorista, atua imediatamente. Outro sistema disponível no modelo é o City Safety, de frenagem automática quando detecta a possibilidade de colisão frontal com outro carro, animais, pedestres e objetos.

 

 

Volvo/Divulgação


O XC90 T8 já pode ser comprado no Brasil em duas versões. A Excellence é a tipo executiva, com apenas quatro lugares e muito luxo. Além de acabamento sofisticado, ela tem bancos com massageadores, aquecimento e ventilação, ar-condicionado de quatro zonas e taças para champanhe de cristal sueco projetadas exclusivamente para o modelo. Quem quiser essa versão mais exclusiva tem que desembolsar R$ 519.950. Já a versão de cinco lugares, a Inscription, tem preço sugerido de R$ 456.950. É realmente uma difícil escolha.

Volvo/Divulgação
Ford Volvo

Fotos

Interessado em um Volvo?

Atendimento por WhatApp
Vendas Acessórios
Chat

Ligue para nossas lojas


Já possui uma conta? Clique aqui para entrar.

Horários de funcionamento das lojas Dimas Volvo em Santa Catarina

Confira os endereços das nossas lojas no estado e seus horários de funcionamento. Visite agora a concessionária mais próxima de você e conheça seu novo Volvo.