Notícias

Todos os segredos do futuro Volvo XC40

Ilustração: Quattroruote

É hora de pensar pequeno na Volvo. Finalizada a plataforma SPA, das famílias 90 e 60, todos os esforços estão voltados para outra base, essencial na renovação da gama e batizada Common Modular Architecture (plataforma modular comum). O “comum” se refere ao planejamento junto com a chinesa Geely, que comprou a Volvo em 2010. Já o “modular” é relativo, ao menos em tamanho. Entre-eixos e balanços são variáveis, mas a CMA é para uma única família, a 40, disponível em três variantes: S, DC, XC. Seguindo a moda, ela estreará no crossover XC40, que – já confirmamos – vem ao Brasil brigar com Audi Q3, Mercedes GLA e BMW X1.

Nossas ilustrações exclusivas mostram como deve ficar o modelo, previsto para ser lançado em um ano. Sem abandonar elementos típicos da marca sueca, ele marca uma ruptura significativa com a tradição: fortes contrastes de elementos gráficos, grade quadrada, linha de cintura crescente e “ombros” menos acentuados – algo inevitável quando devem prevalecer habitabilidade e funcionalidade. Menos definida, porque estreia mais adiante, é a variante (única) que substituirá sedã e perua. Na verdade, o centro de design na Suécia procura uma solução fora do comum, não comparável nem ao três volumes clássico nem ao hatchback típico – dadas as suas ambições globais. Será uma espécie de dois volumes e meio.

A modularidade da plataforma CMA está, na verdade, mais ligada à necessidade de adotar combustíveis alternativos. Híbridos plug-in e elétricos estão destinados a ocupar um papel importante na linha Volvo, uma vez que a marca quer vender mais de 1 milhão de unidades desse tipo de veículo até 2025. A combinação de um motor elétrico e um a gasolina 3 cilindros turbo vai resultar em 250 cv, com as baterias inseridas no túnel central. O objetivo é autonomia de 50 km sem emissões – que viram 350 km na versão totalmente elétrica.

Ford Volvo

Fotos

Interessado em um Volvo?

Atendimento por WhatApp
Vendas Acessórios
Chat

Ligue para nossas lojas


Já possui uma conta? Clique aqui para entrar.

Horários de funcionamento das lojas Dimas Volvo em Santa Catarina

Confira os endereços das nossas lojas no estado e seus horários de funcionamento. Visite agora a concessionária mais próxima de você e conheça seu novo Volvo.