Notícias

TESTE: NOVO VOLVO XC60 T6 AWD

O Volvo XC60 chegará ao Brasil em setembro totalmente renovado – e com baita inspiração no irmão maior XC90. Por enquanto, só a versão T5 tem passaporte carimbado para desembarcar aqui, com preços entre R$ 235.950 e R$ 266.950, mas fomos até Barcelona, na Espanha, conhecer a nova geração do SUV (ainda que seja na opção T6, mais potente).

Volvo XC60 (Foto:  Divulgação)

Impressões ao volante

Analisando só a ficha técnica, até parece que a novidade não mudou tanto. Afinal, as dimensões continuam quase iguais e a principal diferença está nos 9 cm extras de entre-eixos, mas a plataforma modular SPA emprestada da linha 90 (S90, V90 e XC90) garantiu uma bela evolução ao volante – antes, a estrutura era igual à do Ford Focus da geração anterior.

De acordo com a própria marca, não há tanta mudança no peso, porém, a nova estrutura aumentou os níveis de rigidez torcional (o número não foi anunciado) e melhorou as proporções da carroceria. Ou seja: o grande balanço frontal, que aliado à tração dianteira das versões a gasolina oferecidas por aqui provocava “saídas de frente”, disse adeus!

Boa notícia é que o sistema de tração integral virá de série em todas as configurações, assim como a direção com assistência elétrica e o câmbio automático de oito marchas. Na versão T5, o motor 2.0 turbo de quatro cilindros Drive-E é praticamente o mesmo do atual, porém, com pequenas atualizações. O resultado são 254 cv e 35,7 kgfm a baixíssimos 1.500 rpm.

Volvo XC60 (Foto:  Divulgação)

Em números, são 6,8 segundos para chegar aos 100 km/h. Na prática, o SUV de entrada da marca (pelo menos até 2018, quando será lançado o XC40) garante refinamento técnico digno dos modelos mais caros. Na versão avaliada, a suspensão a ar garantia conforto e rigidez na medida certa, enquanto a transmissão trocava as marchas como passe de mágica.

Prefere uma tocada esportiva? Basta selecionar a opção “Dynamic” entre os cinco modos de condução disponíveis para assistir à mudança de personalidade. O espetáculo começa com a suspensão baixando alguns centímetros (além de aumentar a rigidez), enquanto o câmbio passa a “forçar” mais o motor. Trocas por borboletas? Só na configuração R-Design.

Agora, se você prefere aliar conforto à direção não tão leve, se prepare para configurar o carro à sua maneira – no modo “Comfort” o volante fica excessivamente sensível na estrada. Show à parte é a condução semiautônoma, que está mais inteligente que nunca, controla a direção em rodovias com poucas curvas, além de evitar colisões na cidade a até 60 km/h.

Volvo XC60 (Foto:  Divulgação)
Custo-benefício

OK, não teremos a versão T6 de 319 cv e 40,8 kgfm, mas os avanços em construção, tecnologia e segurança justificam o investimento de R$ 21 mil em relação à configuração mais barata do XC60 vendido atualmente. Além disso, a motorização “menos potente” garante fôlego de sobra para o SUV e até acelerações (ou retomadas) um pouco mais empolgadas.

Desde a Momentum, haverá teto solar panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas (nas demais opções são 12,3 polegadas), bancos com regulagens elétricas, partida por botão – chave presencial só vem nas versões mais caras –, assim como todos os airbags e assistências possíveis e imagináveis.

Volvo XC60 (Foto:  Divulgação)
Vale a pena?

Sim. Se em algum momento o mercado brasileiro duvidou das qualidades da Volvo frente às alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz, o todo-poderoso XC90 deixou claros os dotes da sueca. Agora, a marca aposta na mesma fórmula, porém, em tamanho menor e mais prático. Com lista de equipamentos para lá de completa, segurança avançada e muita tecnologia embarcada, a única dúvida fica por conta dos preços de manutenção por aqui.

Ford Volvo

Fotos

Interessado em um Volvo?

Atendimento por WhatApp
Vendas Acessórios
Chat

Ligue para nossas lojas


Já possui uma conta? Clique aqui para entrar.

Horários de funcionamento das lojas Dimas Volvo em Santa Catarina

Confira os endereços das nossas lojas no estado e seus horários de funcionamento. Visite agora a concessionária mais próxima de você e conheça seu novo Volvo.