Notícias

Novo Volvo S90 marca o princípio de uma nova era de carros autônomos

Novo Volvo S90 marca o princípio de uma nova era de carros autónomos

Elegante por fora e luxuoso por dentro, o Volvo S90 oferece o que a marca sueca tem de mais avançado em termos tecnológicos. Recursos que fazem dele um dos principiantes na condução autônoma.

Durante o ensaio foram várias as vezes que tiramos as mãos do volante e deixamos o S90 “conduzir-nos” aproveitando os benefícios dos sistemas de segurança ativa. Entre eles destaca-se o piloto automático adaptativo, chamado de Pilot Assist, que permite desviar um pouco os olhos da estrada para admirar a paisagem. E acredite que não tem de se preocupar se vai ou não sair das faixas de rodagem ou perder o controlo do carro, pois o S90 mantém o carro bem alinhado entre as faixas de sinalização da estrada.

Já presente no XC90, este sistema foi aperfeiçoado e agora pode ser usado em auto-estradas até 130 km/h (anteriormente era até 50 km/h). Quando acionado, o condutor pode até arriscar-se a tirar as mãos do volante só para ter uma pequena mostra do que os futuros carros autônomos podem fazer. Através da leitura das faixas de rodagem e monitorização do veículo à frente, o carro mantém a direção alinhada, fazendo até curvas. Mas apenas por um minuto, pois o sistema exige que o motorista volte a assumir o controle, até porque esta funcionalidade desliga-se.

O S90 foi criado com base na plataforma modular SPA, que teve a sua estreia com a carroçaria do XC90, desenvolvida com uma boa dose de aços de alta resistência (35%). A arquitetura partilha ainda com o SUV a gama de motores, sempre de 2 litros, com a injecção direta, turbocompressores e compressores mecânicos para conseguir rendimento equivalente ao de um motor V6.

Impressões ao volante

Depois de um fim-de-semana a bordo do novo modelo sueco, desfrutando de todo o conforto oferecido aos passageiros, é possível afirmar que o S90 tem mais que condições para rivalizar com os alemães. O comportamento em estrada do novo S90 destaca-se pelos valores de estabilidade e segurança, que tanto significam para a marca sueca.

A Volvo disponibiliza sistemas de segurança como o City Safety, Pilot Assist (até 130 km/h), Run-Off Road Mitigation, Cruise Control Adaptativo (ACC), Lane Keep Assist (LKA), Road Sign Information (RSI) ou Distance Assist, uma lista tão extensa que o melhor é mesmo dar uma vista de olhos no site da marca para conhecem cada um destes sistemas ao detalhes. 

Com uma personalidade própria de um modelo da Volvo, tanto no design quanto na dinâmica, a experiência de conduzi-lo é muito acima da média. Assim que se entra no carro sente-se a sofisticação acolhedora do habitáculo, que apresenta linhas clássicas, cores claras e estilo minimalista, características bem ao estilo da escola de design escandinavo. Também não dá para reclamar da falta de espaço deste automóvel, que tem 4,96 metros de comprimento e 2,94 metros de entre-eixos. O porta-malas é generoso e tem capacidade para 500 litros.

Na versão Inscripition existe uma combinação de texturas e materiais como pele, madeira e alumínio que dão um toque requintado. Mas no centro de tudo está o sistema de informação Sensus, representado por uma tela sensível ao toque de nove polegadas, que quase parece um iPad.

Através desta tela é possível acessar de forma rápida e fácil os recursos de segurança, configurações do veículo, controle do ar-condicionado, GPS e todas as opções de conectividade, incluindo aplicações como Spotify, compatíveis tanto com sistema iOS quanto Android. Além disso, destaque para o fabuloso sistema de som ‘premium’ Bowers & Wilkins,

O sucessor do S80 nasceu para ocupar a posição mais alta no portifólio da marca e representar a Volvo num segmento estratégico, mas tradicionalmente dominado pelas alemãs. O novo S90 tem uma cilindrada de 1.969 cm3 com uma potência de 173 Kw, 235 hp/4000 rpm, com consumos na ordem dos 5,5 l/100km. A velocidade máxima é de 240 km e chega aos 100 km em 7 segundos. O S90 pode ser adquirido a parir de 53.874€ e conta com as versões S90 D4 de 190 cv automática. A correspondente carrinha V90 D4 custa mais 2.800€.

Vendas da marca sueca mantém cresimento

O Volvo Car Group voltou a registar, pelo 14º mês consecutivo, um crescimento nas suas vendas a nível mundial. A marca sueca comercializou um total de 41.681 unidades, tendo registado um crescimento de 9,3% em Julho.

No total, entre Janeiro a Julho, o crescimento do Volvo Car Group é de 10,3% num total de 298.244 veículos até agora comercializados.

O XC90 foi o modelo de maior sucesso seguido do XC60. Na China, as 6.171 unidades vendidas representaram um aumento de 5,8% e os modelos com maior procura continuaram a ser o XC60 e o S60L (produzidos e vendidos exclusivamente nesse território).

Em Portugal, a Volvo continua a revelar um crescimento muito positivo. Nos primeiros sete meses do ano, o crescimento foi de 20,6%, o que garante uma quota de mercado de 2,01%.

Ford Volvo

Fotos

Interessado em um Volvo?

Atendimento por WhatApp
Vendas Acessórios
Chat

Ligue para nossas lojas


Já possui uma conta? Clique aqui para entrar.

Horários de funcionamento das lojas Dimas Volvo em Santa Catarina

Confira os endereços das nossas lojas no estado e seus horários de funcionamento. Visite agora a concessionária mais próxima de você e conheça seu novo Volvo.