Notícias

Lançamento da sexta geração da caixa automatizada I-Shift nos caminhões Volvo

Em tempos difíceis para o setor de transporte de cargas, oferecer menores custos totais aos frotistas pode fazer a diferença entre vender e não vender caminhões. Esse é o argumento da Volvo para lançar no Brasil a sexta geração de sua caixa de câmbio eletrônica I-Shift. Desde que foi lançada, em 2003, a transmissão automatizada da fabricante sueca de caminhões sempre foi reconhecida por proporcionar redução no consumo de combustível e mais conforto para o motorista. Não por acaso, atualmente 100% dos caminhões FH já saem de fábrica sem pedal de embreagem. Na linha de caminhões VM, que oferta esta transmissão automatizada desde 2014, o índice já chega a 84%.

Sexta geração da I-Shift Volvo

Segundo a Volvo, a nova geração do câmbio possibilita trocas mais rápidas e eficientes, o que permite uma melhor performance, mais economia de combustível e mais rentabilidade na operação de transporte. “Os transportadores brasileiros e latino-americanos terão, mais uma vez, acesso ao que há de mais moderno e avançado em transmissão para veículos comerciais. Esta nova geração propicia ainda mais qualidade e desempenho na estrada”, comemora Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil. 

A sexta geração da caixa I-Shift foi lançada este ano na Europa. Ela incorpora novos softwares e, segundo os engenheiros da Volvo, tem uma “inteligência” mais sofisticada e pode gerar até 3% de economia de combustível em relação à versão anterior. A conexão entre a transmissão e os demais módulos que compõem a arquitetura eletrônica do caminhão foi ampliada para permitir trocas mais rápidas de marchas, diminuição no consumo de diesel, melhor desempenho em aclives e mais conforto para o motorista.

Sexta geração da I-Shift Volvo

Com 12 marchas à frente e quatro a ré, a nova caixa gerencia melhor a relação com o motor que a geração anterior, proporcionando um maior aproveitamento da força gerada pelo motor. “A nova I-Shift entende qual é o momento adequado para despender mais potência e garante um comportamento correto para cada situação”, afirma Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Primeiras impressões

Brutalmente racional

Curitiba/PR – Para um cavalo-mecânico de mais de 4 metros de altura, movido por um motor de 540 cv, chega a ser assustadora a facilidade para dirigir o Volvo FH equipado com a sexta geração da caixa I-Shift.

Sexta geração da I-Shift Volvo

No campo de provas da marca escandinava na capital paranaense, o grandalhão FH 540 esbanjou docilidade. No modo automático, basta acelerar e frear. E, para quem prefere o modo manual, um simples toque em um botão na alavanca troca as marchas. O motorista pode escolher se quer dirigir no modo econômico ou se prefere ter à disposição a máxima potência. O sistema ajusta automaticamente a atuação da caixa à forma de condução, controlando o consumo e inibindo trocas indevidas. A economia de combustível também é reforçada pelo I-See, um sistema de monitoramento das estradas integrado na plataforma eletrônica dos caminhões FH com a caixa I-Shift. Através dele, a transmissão otimiza as trocas de marchas conforme a topografia e as cargas transportadas.

Sexta geração da I-Shift Volvo

Na hora de reduzir a velocidade - para entrar em uma curva mais fechada, por exemplo -, em vez de pisar no pedal do freio, basta acionar o freio-motor, que reduz sozinho a velocidade, e parar de acelerar. É possível até graduar a intensidade de sua atuação. Além de proporcionar uma redução de velocidade mais gradual e segura, o uso do freio-motor ainda evita o desgaste no sistema de frenagem e reduz despesas. Tudo para, mais uma vez, atingir em cheio a parte mais sensível dos gestores de frotas de transporte de cargas: o bolso.

Ford Volvo

Fotos

Interessado em um Volvo?

Atendimento por WhatApp
Vendas Acessórios
Chat

Ligue para nossas lojas


Já possui uma conta? Clique aqui para entrar.

Horários de funcionamento das lojas Dimas Volvo em Santa Catarina

Confira os endereços das nossas lojas no estado e seus horários de funcionamento. Visite agora a concessionária mais próxima de você e conheça seu novo Volvo.